terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Descubra São Paulo

A capital econômica do país pode não parecer o mais evidente destino turístico. Mas há muito o que ver e fazer em São Paulo. As opções de cultura, comércio e gastronomia em Sampa se comparam às das mais concorridas metrópole internacionais. Experimente caminhar pelo coração de São Paulo, a Avenida Paulista, a Wall Street brasileira, que também é recheada de programas culturais. Dê um pulo ao Parque Trianon, escolha um cinema ou uma peça teatral e divirta-se.

Av. Paulista

Sabe o Chatô? Sim, o poderoso Assis Chateaubriand. Em parceria com o jornalista e crítico de arte Pietro Bardi, criou o MASP - Museu de Arte de São Paulo, que abriga coleções de arte européia e brasileira. Nomes como Renoir, Monet, Van Gogh, Delacroix e Cézanne fazem parte da exposição permanente. Todas essas relíquias estão preservadas dentro do projeto arquitetônico futurista de Lina Bo Bardi, inaugurado em 1947.

MASP - Museu de Arte de São Paulo

Antes de criar Brasília, Oscar Niemeyer, em 1948, presenteou os paulistas com a arrojada arquitetura do MAM - Museu de Arte Moderna, que marcou as criações artísticas e agitou a cultura brasileira na segunda metade do século XX. O MAM está para o Parque do Ibirapuera assim como o Metropolitan Museum de Nova York está para o Central Park.

MAM - Museu de Arte Moderna

Coincidências à parte, este museu paulista atrai cada vez mais o público interessado no que há de melhor em obras internacionais e brasileiras, contando com belos exemplares de Tarsila do Amaral, Portinari e Di Cavalcanti, entre outros.

 Parque do Ibirapuera

O pulmão de Sampa é o palco de uma preservada floresta que hospeda saudáveis exemplares da nossa fauna e flora. Lugar preferido pelos paulistas para praticar esportes e relaxar, é uma excelente opção para todas as idades. Conheça o Pavilhão da Bienal, com acesso pelo portão 3, outro point da Arte Contemporânea Brasileira, com um excelente núcleo de história e informações.

Pavilhão da Bienal

O Japão conquistou a Liberdade. Com luminárias e portais tipicamente japoneses, o bairro da Liberdade transformou-se em parada obrigatória para quem curte saborear as delícias da culinária oriental. Entre um sushi e um sashimi, você deve conhecer a Praça da Liberdade, onde são realizadas cerimônias e festas que celebram a cultura desses imigrantes que chegaram por aqui no início do século passado.

Praça da Liberdade

Com o objetivo de divulgar a cultura latino-americana, em 1989, foi inaugurado o Memorial da América Latina, também assinado pelo competente traço de Oscar Niemeyer. Outro grande marco de Sampa é a grandiosa Estação da Luz, projetada em estilo vitoriano em 1901, com todo o material de construção trazido da Inglaterra. Se você quiser voltar à época do império, não deixe de passear pela arquitetura européia do Museu do Ipiranga, que possui um acervo valioso com peças da República e do Império, além de uma biblioteca com mais de 100 mil volumes.

Memorial da América Latina

Palacetes culturais realmente não faltam na cidade. Conheça também a Pinacoteca do Estado, local de grandes exposições internacionais, escolhida para hospedar obras de Rodin, além de um enorme acervo permanente de 4 mil obras que retrata a trajetória cultural e artística dos últimos séculos. Agitada e antenada, São Paulo é a maior parcela brasileira comprometida com a velocidade da informação.

Pinacoteca do Estado

O cardápio da cidade é generoso em restaurantes alemães, árabes, brasileiros, chineses, coreanos, escandinavos, franceses, gregos, indianos, japoneses, portugueses, suíços, tailandeses, vegetarianos e até judaicos. Prefere uma pizza? Já para o Bixiga, bairro conhecido como "piccola Itália", onde você pode escolher uma entre tantas pizzarias.

Bixiga

A cidade que nasceu de uma pequena colina realmente ferve de opções à noite. Circule pelos bairros Cerqueira César, Jardins, Pinheiros, Vila Olímpia e Itaim, onde a abundância de casas noturnas atrai cada vez mais freqüentadores.

Vila Olímpia


MAIS INFORMAÇÕES:

DDD 11
http://www.spturis.com
MASP - 3251-5644
Museu de Arte Moderna - 5085-1300
Memorial da América Latina - 3823-4600
Museu do Ipiranga - 2065-8029
Pinacoteca do Estado - 3324-1000
Instituto Butantan - 3726-7222

Nenhum comentário:

Postar um comentário